domingo, 22 de maio de 2011

Aconteceu minha gente, um sábado bem diferente!

Foi um sucesso!
Sábado, dia 21 de maio, conforme o calendário escolar realizamos reunião com os responsáveis por nossos alunos.
É verdade, estávamos apreensivas quanto a frequência, mas nossas expectativas foram superadas!
Algumas famílias estiveram representadas pelo papai e a mamãe. Algumas vovós também nos prestigiaram.
Iniciamos com um gostoso café e as atividades se seguiram num clima de acolhimento. Foi muito gratificante quando ao final da manhã lemos as avaliações dos presentes: um resumo para vocês: eles pediram "BIS"!
Hum ... que delícia!
Uma gostosa surpresa aos papais e mamães

Todos participaram das atividades propostas com a maior alegria!
Desenho surpresa com guache. 

Numa das atividades, os presentes tiveram a oportunidade de pintar com seus dedos como fazem nossas crianças - desenho surpresa com guache. A partir desta atividade, conversamos com os responsáveis sobre como é possível se ter diferentes pontos de vista de uma mesma pintura. Concluímos que assim acontece também com os fatos de nosso cotidiano, ressaltando a importância de um diálogo cada vez mais próximo e franco entre as famílias e a equipe da creche.




Os presentes puderam assistir a um DVD com as crianças em suas atividades diárias. Muitos sorrisos quando os papais e mamães recolheciam seus filhos nas fotos.
Também tivemos a oportunidade de apresentar de forma mais detalhada nosso Projeto  "Educação com Valores: Hoje... Agora...Já".


Nossa diretora, professora Mabel, foi a dinamizadora do encontro. Ela contou para os pais a história "Coração de Ganso"-Autora Regina Renno. Na interpretação feita oralmente e em conjunto, um dos aspectos mais discutidos foi o da participação dos pais no cuidado e educação dos filhos.
Antes da avaliação do encontro - por escrito em folhas no formato de corações - os presentes puderam se colocar num proveitoso e informal bate-papo mediado pela diretora Mabel.

No reino da fantasia

Quem acompanha nosso blog sabe que estamos trabalhando com nossas crianças o AMOR. Os menores do Maternal I estão usando o livro "Gato com Frio" - Mary e Eliardo França e o Maternal II usa o livro "A Princesa Rosa Choque".
Uma das turmas "construiu um castelo" com "tijolos de caixas de leite vazias". Fica aí a dica: com criatividade viajamos ao reino encantado!
Todos os alunos ajudaram na construção do castelo




Mural: as crianças contam a história quando vamos apontando as figuras do mural


Repare na caixas de leite, ainda aparentes no interior do castelo


Mural de outra turma, o mesmo trabalho com oralidade é feito: as crianças recontam a história à vista do mural


Toda história de príncepes e princesas tem um sapo. Este as crianças ajudaram a pintar e colar purpurina e levaram para suas casa. Objetivo: contar a história em casa para seus familiares.


Detalhe da construção do sapo, suas partes são coladas num canudo que  serve como sustentação. 


Mais detalhes do sapinho




Versão da cantiga "O sapo não lava o pé"
Em breve postaremos a culminância do projeto quando o Maternal II encenará a história do livro " A Princesa Rosa Choque" para o Maternal I e Berçário.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mamãe também brinca na creche ....

Na sexta, véspera do domingo dia das mães, organizamos uma festinha para as mamães da creche. 
Como já postamos antes, nosso projeto pedagógico é baseado no trabalho com valores e nos meses de maio e junho o valor trabalhado é o AMOR. Nada mais íntimo ao trabalho com amor do que o amor de mãe.
Nossos baixinhos, com ajuda de nossas educadoras, encheram a creche de corações ...
Álbum em forma de coração para as mamães
 Os murais estavam lindos! Emocionaram as mamães e foram fonte de trabalho para desenvolvimento da oralidade de nossas crianças.


 Em cada canto uma mensagem , uma lembrancinha. As mamães do berçário receberam de presente vasinhos  com as fotos de seus bebês (copinhos de café, cheios de argila, sustentavam o caule de palito de picolé e a florzinha de cartolina onde estava colada a foto foi pintada pelas mãozinhas dos bebês).

 Depois de muito ensaio, os baixinhos cantaram e dançaram para suas mamães.
Bolo para cantar parabéns às mamães



As mamães ouviram as crianças cantar, se deliciaram com bolo que preparamos e aproveitaram seu dia na creche brincando como crianças - dança das cadeiras. Alegria total!

Fica aqui mais uma sugestão de lembrancinha: florzinha feita a partir de uma tira de papel crepom vermelho "plantada" num copinho de café onde as crianças colocaram massa de modelar verde. Ficou lindo!
Mais uma vez as educadoras da creche estão de parabéns pela criatividade e empenho para o sucesso de tudo que planejamos! Em nossa creche realmente o AMOR fala mais alto.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Uma criança perguntou a Deus....

COMO VOU CHAMAR ? 

Uma criança pronta para nascer perguntou a Deus: 

- Dizem-me que estarei sendo enviado à Terra amanhã... como eu vou viver lá sendo assim pequeno e indefeso ?


Deus: - Entre muitos anjos, escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.


Criança: - Mas diga-me: aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá ?

Deus: - Seu anjo cantará e sorrirá para você... a cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.

Criança: - Como poderei entender quando falarem comigo se eu não conheço a língua que as pessoas falam?

Deus: - Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.

Criança: - Eu ouvi que na terra há homens maus. Quem me protegerá?

Deus: - Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.

Criança: - E o que farei quando quiser Te falar?

Deus: - Seu anjo juntará suas mãozinhas e lhe ensinará a rezar.

Criança: - Mas eu serei sempre triste porque não Te verei mais.

Deus: - Seu anjo sempre lhe falará sobre Mim e lhe ensinará a maneira de vir a Mim. Desta forma Eu estarei sempre dentro de você.

Nesse momento havia muita paz no Céu, mas as vozes da Terra já podiam ser ouvidas... a criança, apressada, suavemente pediu:

- Oh Deus, se eu estiver a ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo...

E Deus respondeu:

- Você chamará seu anjo... de Mamãe.


Feliz Dia das Mães, mesmo que você ainda não tenha um filho, toda mulher já tem dentro de si uma mãe desde o dia em que nasceu.