sábado, 25 de junho de 2011

Arraiá do Samorinha! Festa Junina na Creche

Aluninho pinta junto com educadora figura para o mural.
Na quarta-feira dia 22 de junho, realizamos nosso arraiá!
Como sempre a creche estava SUPER ornamentada e em todos os cantos percebia-se a participação das crianças nos enfeites e murais.



O tema "Festa Junina" foi trabalhado por duas semanas culminando no arraiá. Trouxemos para as crianças livros sobre o universo rural, onde as festas juninas são tradicionais. Trabalhamos com os bichinhos do campo, as comidinhas, as roupas e músicas das festas juninas. Claro não esquecemos da campanha "Não solte balões!", mostrando as crianças o perigo de soltá-los e como eles podem ser bonitos amarrados e ornamentando as festas.


As crianças chegaram cedo à creche e brincaram a valer de pescaria, jogo de argolas, bola no palhaço. Ganharam prendas e se divertiram muito. 
Pescaria especial para o Berçário!





Na hora da saída, abrimos os portões para as famílias que assistiram as turminhas dançando e puderam desfrutar conosco de comidinhas típicas como canjica, paçoca, bolo de milho ... foi uma tarde sensacional!



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os livros e os bebês

Os bebês ouvem a história com atenção.
Como já contamos antes neste blog, desenvolvemos nosso Projeto Político Pedagógico apoiado em livrinhos (Literatura Infantil) e nossos bebês não ficam de fora. Temos uma turma de berçário, todos com 1 aninho e alguns meses, mas que sentam em rodinha e adoram ouvir uma história. Um exemplo deste trabalho foi a leitura do livro " Como é bonito o pé do Igor" de Sonia Rosa.
Os bebês ajudaram a pintar o "Igor" e a colar seu cabelo 
Após ouvir a historinha, as educadoras trabalharam com as crianças o desenvolvimento da linguagem oral e o conhecimento do próprio corpo.

Num cartaz colado na sala, o desenho do menino "Igor" da história é reconhecido pelas crianças, que nos apontam e nomeiam também seus pézinhos e mãozinhas no próprio corpo e nos cartazes onde estão "impressos" com tinta guache seus pés e mãos.
Nossa creche também conta com um razoável acervo de livros de pano e plástico que são manipulados pelo bebês, que demonstram reconhecer as figuras, riem e brincam com os livrinhos.



Brincando com livrinhos plásticos.


Estamos assim plantando a sementinha para um "Rio de Leitores".

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mais uma Princesa se casa em cerimônia para poucos convidados ...

É isso mesmo, uma princesa se casou em nossa creche! Foi a Princesa Rosa Choque que encontrou o seu príncipe e casou-se com ele na sexta-feira, no meio da tarde, com as crianças da creche como convidados.
Princesa Rosa Choque e seu Príncipe Encantado!
Todas as crianças da creche foram convidadas para assistir o casamento, mas como nem todas conheciam a história da princesa, a turma do EI-30 fez a encenação.
Foi lindo ver as carinhas das crianças do Maternal I e do Berçário assistindo aos amiguinhos da Maternal EI-30 representando a história da Princesa Rosa Choque!
Crianças sentadinhas assistindo a encenação da história da princesa enquanto aguardam o casamento
Todos os alunos da turma 30 participaram: além da princesa com seu maravilhoso vestido cor de rosa choque e do príncipe que chegou montado em seu cavalinho de pau, participaram do teatrinho o sapo, o dragão, as fadas madrinhas com varinhas de condão e até outros bichinhos como o leão, o passarinho, algumas árvores e flores. Cada criança participou com o personagem que escolheu e todos se sentiram muito importantes! No cenário estava o maravilhoso castelo da princesa, construído com tijolos de caixinhas de leite e decorados com muito carinho por toda a turma.
Princesa em seu castelo

Príncipe em seu cavalinho de pau leva a princesa para se casar

As fadas madrinhas e a platéia atenta
Depois da história contada por nossos atores mirins da turma EI-30, aconteceu o casamento encenado pelos aluninhos da turminha EI-31. Foi o maior sucesso ver príncipe e princesa com seus trajes de casamento! Todos os aluninhos da turma EI-31 participaram fazendo o papel de convidados reais, cada qual com sua coroa, para prestigiar o casamento real.
Convidados reais 

Príncipe e princesa no casamento
Como todo casamento é um festa, todos dançaram bastante ao som do hit "A Princesa Rosa Choque"(ritmo da música "Atirei o pau no gato") criado pelas educadoras da creche (elas são D+!)
" A  Princesa Rosa Choque
Queria se casar
Saiu em busca
Do Seu Dragão
E pediu para se apaixonar!

A Princesa Rosa Choque
Começou a gritar
AAAAAAAAA
Apareceu um belo príncipe
Se beijaram e resolveram
Se casar 
AAAAAAAAAAA"

Todos dançando com os noivos
Os personagens caíram na dança!


Ao final do casamento as turminhas foram para suas salas onde lancharam o delicioso bolo de casamento da princesa. Foi um dia inesquecível!
(Esse trabalho foi a culminância do trabalho com o livro " A Princesa Rosa Choque" de Beatrice Garel, dentro do nosso Projeto Político Pedagógico, trabalhando com o valor: AMOR)