sábado, 25 de agosto de 2012

Semana da Educação Infantil 2012


Lei institui Semana Nacional da Educação Infantil

O dia 25 de agosto terá um significado especial a partir desse ano. Além de ser a data de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em um terremoto no Haiti, em 2010, agora é também o Dia Nacional da Educação Infantil.
A Lei nº 12.602, de 3 de Abril de 2012, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada na edição do dia 4 de abril, do Diário Oficial da União.
Segundo o senador Cristovam Buarque, a data é uma oportunidade para fortalecer o compromisso do País com a educação infantil, que se estende à creche e a pré-escola, para crianças de até 5 anos.
É, também, a oportunidade de reconhecimento à atuação do trabalho de Zilda Arns junto a Pastoral da Criança no Brasil, que ao longo de 30 anos acompanhou aproximadamente 2 milhões de gestantes e crianças menores de 6 anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros.
Lei nº 12.602, de 03 de abril de 2012 Institui a Semana e o Dia Nacional da Educação InfantilABRIL 10, 2012
Art. 1o É instituída a Semana Nacional da Educação Infantil, a ser celebrada anualmente na semana de 25 de agosto, data esta que passa a ser comemorada como o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem à Dra. Zilda Arns.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 03 de abril de 2012; 191o da Independência e 124o da República.
Dilma Rousseff

E nossa creche, como todas as unidades que atendem a Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação -RJ, participou desta semana com um planejamento todo especial. 









Como temos cinco turmas, a cada dia desta semana uma turminha recebeu na creche os responsáveis para participarem das atividades planejadas.
Na segunda-feira foi o dia do EI-32: os papais e mamães participaram da rodinha realizada diariamente no início da manhã, ouviram história e foram com as crianças ao solário da creche, onde todos desenharam com giz no chão. Um sucesso logo no 1º dia!





Terça-feira, foi a vez da turma EI-31, os responsáveis presentes também ouviram história - esta é uma rotina importante em nossa creche: trabalho com livros da Literatura Infantil. Depois fizeram dobraduras em papel, desenhos e confeccionaram um livro com o trabalho feito a muitas mãos e mãozinhas. A manhã de convivência entre crianças e responsáveis terminou no solário da creche com uma partida de futebol - afinal somos ou não somos o país do futebol?! - Alegria nota 1.000!


Quarta-feira, a turminha EI-40, recebeu os papais e mamães com a continuidade do trabalho que estamos realizando este bimestre: "Mamãe quero saúde". Uma super aula sobre saúde bucal. As crianças já conhecem bem a história do livro "Zezeca" e ajudaram as educadoras a contá-la. As crianças colaram uma "cárie" (personagem principal do livro) num dentinho recortado em E.V.A., em seguida salvaram o dentinho com uma poderosa e colorida pasta de dentes, representada por cola colorida. 


Quinta-feira, quase final de semana, mas a animação continua: turma EI-30, convidou os responsáveis para o café da manhã. Prepararam a vitamina de frutas do cardápio e todos tomaram  juntos. Foi delicioso!




Sexta-feira, EI-41, recebeu seus papais e mamães, que participaram das atividades de rotina, ouviram história e depois de muita conversa sobre a higiene das mãos, produziram lindos trabalhos. Mamães e crianças contornaram com giz de cera suas mãos sobre um lixa, o resultado foi maravilhoso!
Mão da mamãe e de seu filho sobre lixa.












A culminância aconteceu no sábado, dia 25 de agosto - Dia da Educação Infantil, no Campo de Santana - Centro do Rio de Janeiro, onde todas as escolas e creches apresentaram seus trabalhos.

Levamos muitas fotos bacanas retratando como transcorreu a Semana da Educação Infantil em nossa creche. 
O encontro foi muito proveitoso, pois além de uma manhã de alegre convivência, o troca-troca de idéias foi muito, muito rico! 
Até a próxima!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pacto Carioca pela Alfabetização

O Pacto Carioca pela Alfabetização faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa lançado  pelo governo federal através do Ministério da Educação. 
O Pacto tem como meta alfabetizar os alunos da rede pública aos seis anos de idade e consolidando a alfabetização ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
O documento também estabelece que todo aluno da Educação Infantil deve estar imerso em ambiente letrado, por isso todos os Professores de Educação Infantil também assinaram o pacto.

Diretora Mabel entre as Professoras de Educação Infantil durante assinatura do Pacto


Mas além da alfabetização, um dos desafios é reduzir a evasão escolar. Dados da SME mostram que 24% dos alunos do 1º ano tiveram pelo menos 12 % de faltas no primeiro bimestre, enquanto 8% dos estudantes do 1º ano chegaram a 25% ou mais de ausências. Para tentar reverter este quadro, no sábado, dia 4 de agosto, durante reunião de responsáveis, todos foram convidados a assinar um pacto se comprometendo a evitar que seus filhos faltem a creche/escola.



domingo, 5 de agosto de 2012

Lixeira para recicláveis

Somos pequenos mas já sabemos separar o lixo!
Se nosso futuro depende de nossas ações, já estamos separando o lixo em nossa sala. 
Trabalho realizado pelas crianças do Maternal II, EI-30, orientados pela Professora Thalita e pelas educadoras Márcia e Alciene.


Plástico eu jogo lixeira vermelha!



Papel eu jogo na lixeira azul.



Se você gostou da ideia, copie e estimule seus alunos a usar na sala de aula e a levar estas atitudes para suas casas.

Você já brincou de bilboque?

Se você não lembrou do nome, vai se lembrar do brinquedo! Me recordo de ter um brinquedo destes de madeira, mas isto faz anos.....

A turma do MII, EI-32, construiu seus bilboques com garrafas pet e barbante. Adoraram brincar e mais ainda de saber que seus pais e avós também brincavam com brinquedo igual. 


Se você gostou, copie a ideia!