quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ASQ-3, você conhece?


O município do Rio de Janeiro, desde 2010, acompanha o desenvolvimento de todas as crianças matriculadas em creches públicas com o uso do ASQ-3, que é um instrumento que permite extrair um retrato fiel da situação, a partir da avaliação de cada criança.
            Essa sigla representa as iniciais do nome original do teste: Ages and Stages Questionnaires, o qual foi desenvolvido em 1997 nos Estados Unidos. Desde então, vem sendo utilizado em diversos países, como os Estados Unidos, França, Espanha, Dinamarca, Noruega, Quênia, Zâmbia, China, Coréia, Chile e Equador.
            O ASQ-3  é um dos mais abrangentes instrumentos da categoria, cobrindo cinco domínios do desenvolvimento infantil: (1) comunicação, (2) coordenação motora ampla, (3) coordenação motora fina, (4) resolução de problemas e (5) pessoal/social.  Além disto, esse instrumento cobre todas as idades da primeira infância, desde um mês de vida até os cinco anos e meio de idade e, portanto, pode ser aplicado nas crianças em creche e em pré-escola.
            O ASQ-3 é composto por 21questionários distintos, um para cada intervalo de idade. Para responder ao ASQ-3, o informante não precisa ter qualquer formação específica e deve simplesmente conhecer muito bem a criança avaliada, tendo observado com clareza as habilidades já adquiridas pela criança.
Circuito: subir escada e escorregar ...

Circuito: rolar no colchonete ...

Final do circuito: pular com os dois pés dentro do círculo

Jogar a bola dentro do círculo utilizando os dois braços, exemplos de atividades avaliadas  no ASQ-3

Este ano, durante o mês de setembro, estamos aplicando o ASQ-3 e para tal planejamos atividades onde os diversos aspectos possam ser observados nas crianças. Mas estas mesmas atividades fazem parte do nosso cotidiano e são realizadas durante todo ano escolar.
Alinhavo

Trabalho com figuras geométricas: pintura com a ponta do dedo

Chutar em direção ao gol