segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Macaquinho e outras histórias - sugestões para o dia dos pais





Vamos relatar aqui sobre o trabalho realizado pelas turmas de Maternal I (média de 2 anos de idade) com o livro "Macaquinho" de Ronaldo Simões Coelho - Editora LÊ. Trabalhamos com o valor "AMOR", mas este livrinho e as sugestões abaixo podem ser usadas para trabalhar questões relativas a paternidade, pois a história conta sobre o amor de um macaquinho por seu pai.


Recordando: após a Festa Junina, durante o mês de julho, retomamos o trabalho com o valor AMOR (planejado para os meses de maio, junho e julho no nosso Projeto Pedagógico).
As turmas do Maternal I (EI-40 e EI-41) trabalharam com  o livro Macaquinho e alguns outros como apoio.
Foi delicioso ver as crianças apaixonadas pelo macaquinho e demonstrando compreender a história de amor entre o macaquinho e seu papai. Além de muitos bate papos, brincadeiras, músicas, os trabalhos plásticos ficaram lindos!
Tinta branca sobre celofane.

Guache sobre rolinho de papel higiênico.

Os rolinhos de papel se transformaram nestes macaquinhos
Os trabalhos plásticos foram aliados ao conhecimento de mundo e aumento do vocabulário quando trabalhamos com as cores (do macaquinho, da banana, etc), as relações de tamanho (macaquinho=pequeno, papai do macaquinho=grande) entre outros conceitos.
Os brinquedos do Macaquinho, pintura com cola colorida

Desenho livre no mural

Máscaras usadas pelas crianças
Mico (com colagem de lã - LINDO!) e outros amigos do Macaquinho.


























Outro livro maravilhoso que trabalha a questão do amor paterno é "Advinha quanto eu te amo" de Sam Mc Bratney que foi trabalhado durante o mês de julho pelas turmas de Maternal II ( EI-30 e EI-31).



A professora e suas agentes aliaram a leitura do livro ao trabalho com as partes do corpo humano. O resultado foi SENSACIONAL! As crianças trabalharam com alegria, relacionando as partes do corpo do coelhinho do livro ao seu próprio corpo. Confira as fotos.
Coração, braços e pés das crianças impressos com guache

Dedinhos dos alunos são base para as orelhinhas
Colagem com crepom


Impressão com as mãos fechadas das crianças

"Tia, é assim que faz", adorei a explicação!

Dobraduras

Nenhum comentário:

Postar um comentário