sábado, 25 de agosto de 2012

Semana da Educação Infantil 2012


Lei institui Semana Nacional da Educação Infantil

O dia 25 de agosto terá um significado especial a partir desse ano. Além de ser a data de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, falecida em um terremoto no Haiti, em 2010, agora é também o Dia Nacional da Educação Infantil.
A Lei nº 12.602, de 3 de Abril de 2012, que institui a Semana Nacional da Educação Infantil, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada na edição do dia 4 de abril, do Diário Oficial da União.
Segundo o senador Cristovam Buarque, a data é uma oportunidade para fortalecer o compromisso do País com a educação infantil, que se estende à creche e a pré-escola, para crianças de até 5 anos.
É, também, a oportunidade de reconhecimento à atuação do trabalho de Zilda Arns junto a Pastoral da Criança no Brasil, que ao longo de 30 anos acompanhou aproximadamente 2 milhões de gestantes e crianças menores de 6 anos e 1,4 milhão de famílias pobres, em 4.063 municípios brasileiros.
Lei nº 12.602, de 03 de abril de 2012 Institui a Semana e o Dia Nacional da Educação InfantilABRIL 10, 2012
Art. 1o É instituída a Semana Nacional da Educação Infantil, a ser celebrada anualmente na semana de 25 de agosto, data esta que passa a ser comemorada como o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem à Dra. Zilda Arns.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 03 de abril de 2012; 191o da Independência e 124o da República.
Dilma Rousseff

E nossa creche, como todas as unidades que atendem a Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação -RJ, participou desta semana com um planejamento todo especial. 









Como temos cinco turmas, a cada dia desta semana uma turminha recebeu na creche os responsáveis para participarem das atividades planejadas.
Na segunda-feira foi o dia do EI-32: os papais e mamães participaram da rodinha realizada diariamente no início da manhã, ouviram história e foram com as crianças ao solário da creche, onde todos desenharam com giz no chão. Um sucesso logo no 1º dia!





Terça-feira, foi a vez da turma EI-31, os responsáveis presentes também ouviram história - esta é uma rotina importante em nossa creche: trabalho com livros da Literatura Infantil. Depois fizeram dobraduras em papel, desenhos e confeccionaram um livro com o trabalho feito a muitas mãos e mãozinhas. A manhã de convivência entre crianças e responsáveis terminou no solário da creche com uma partida de futebol - afinal somos ou não somos o país do futebol?! - Alegria nota 1.000!


Quarta-feira, a turminha EI-40, recebeu os papais e mamães com a continuidade do trabalho que estamos realizando este bimestre: "Mamãe quero saúde". Uma super aula sobre saúde bucal. As crianças já conhecem bem a história do livro "Zezeca" e ajudaram as educadoras a contá-la. As crianças colaram uma "cárie" (personagem principal do livro) num dentinho recortado em E.V.A., em seguida salvaram o dentinho com uma poderosa e colorida pasta de dentes, representada por cola colorida. 


Quinta-feira, quase final de semana, mas a animação continua: turma EI-30, convidou os responsáveis para o café da manhã. Prepararam a vitamina de frutas do cardápio e todos tomaram  juntos. Foi delicioso!




Sexta-feira, EI-41, recebeu seus papais e mamães, que participaram das atividades de rotina, ouviram história e depois de muita conversa sobre a higiene das mãos, produziram lindos trabalhos. Mamães e crianças contornaram com giz de cera suas mãos sobre um lixa, o resultado foi maravilhoso!
Mão da mamãe e de seu filho sobre lixa.












A culminância aconteceu no sábado, dia 25 de agosto - Dia da Educação Infantil, no Campo de Santana - Centro do Rio de Janeiro, onde todas as escolas e creches apresentaram seus trabalhos.

Levamos muitas fotos bacanas retratando como transcorreu a Semana da Educação Infantil em nossa creche. 
O encontro foi muito proveitoso, pois além de uma manhã de alegre convivência, o troca-troca de idéias foi muito, muito rico! 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário