terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fantasias, fantoches e dedoches

Nossa creche tem uma arara (aqueles cabideiros igual aos das lojas de roupas) cheia de fantasias, além de máscaras, chapéus e outros adereços.

Quando as educadoras trazem a arara de fantasias para sala é sucesso na certa! Após se vestirem, criam personagens e mergulham no mundo do faz de conta! 


 Faz parte do desenvolvimento infantil a capacidade de criar situações, nelas é possível experimentar sensações e formas de agir diferentes do dia a dia e o uso de máscaras e fantasias propicia maior riqueza a estas brincadeiras.


Além do teatrinho- dramatizando histórias infantis, as crianças brincam livremente criando personagens e situações, só ficam tristes na hora que as tias os chamam para guardar as fantasias.




Outros recursos muito usados são os fantoches e dedoches (mini fantoches usados nos dedos). Também são utilizados pelas educadoras para contar histórias infantis e pelas crianças que "recontam" as histórias de sua maneira e inventam outras histórias.


Brincando com fantoche
Além destes também temos aventais com histórias: as crianças ouvem as tias contando as histórias e depois as recontam sozinhas.

Criatividade solta resulta em crianças felizes, que se desenvolvem plenamente numa creche acolhedora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário