segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pequenos mestre cucas!

Valorizar a alimentação saudável e estimular a aceitação ao cardápio servido pela creche é preocupação constante, que nos remete a planejar aulas divertidas onde nossas crianças manipulam alimentos e como "pequenos mestre cucas" preparam lanches e refeições.
EI-30 preparando vitamina de leite, banana e mucilon
Acompanhados das educadoras e de todos os cuidados com segurança e higiene, as crianças já preparam vitamina de frutas, bolo de cenoura e deliciosas saladas.
EI-32 - Higiene das mãos e touquinhas no cabelo.

Ingredientes separados para o bolo de cenoura.



Calda de chocolate!

Que delícia: hora de comer o bolo!
Estas aulas são muito animadas e todos querem participar e passam a entender o processo pelo qual uma fruta pode ser ingerida na forma de vitamina, o tempo que demora para farinha, leite, açúcar e outros ingredientes se transformarem em bolo. 
EI-32 preparando salada de alface e tomate.




Além da situação nutricional, as educadoras aproveitam para estimular a cooperação entre os alunos, o trabalho em grupo e para aumentar o vocabulário das crianças, bem como trabalhar várias noções de quantidade, cor, textura dos alimentos, por exemplo.
EI-40: docinhos que a Chapeuzinho Vermelho leva na cestinha!

Fazendo brigadeiros
Sucesso garantido durante a aula e no final dela apreciando a refeição feita por eles mesmos!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fantasias, fantoches e dedoches

Nossa creche tem uma arara (aqueles cabideiros igual aos das lojas de roupas) cheia de fantasias, além de máscaras, chapéus e outros adereços.

Quando as educadoras trazem a arara de fantasias para sala é sucesso na certa! Após se vestirem, criam personagens e mergulham no mundo do faz de conta! 


 Faz parte do desenvolvimento infantil a capacidade de criar situações, nelas é possível experimentar sensações e formas de agir diferentes do dia a dia e o uso de máscaras e fantasias propicia maior riqueza a estas brincadeiras.


Além do teatrinho- dramatizando histórias infantis, as crianças brincam livremente criando personagens e situações, só ficam tristes na hora que as tias os chamam para guardar as fantasias.




Outros recursos muito usados são os fantoches e dedoches (mini fantoches usados nos dedos). Também são utilizados pelas educadoras para contar histórias infantis e pelas crianças que "recontam" as histórias de sua maneira e inventam outras histórias.


Brincando com fantoche
Além destes também temos aventais com histórias: as crianças ouvem as tias contando as histórias e depois as recontam sozinhas.

Criatividade solta resulta em crianças felizes, que se desenvolvem plenamente numa creche acolhedora!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Rio sem fumo

Nos meses de agosto e setembro trabalhamos com as crianças o projeto "Mamãe quero saúde". Desenvolvemos temas sobre cuidados com o corpo, higiene pessoal, alimentação, combate a dengue e combate ao tabagismo.

Aproveitando a campanha "RIO SEM FUMO", reinauguramos as plaquinhas indicativas de "Proibido Fumar", mas tudo com muita alegria e diversão!

As turmas do Maternal II se reuniram na sala do EI-31 para assistirem a um teatro realizado pelas professoras com uso de máscaras onde os personagens discutiam os malefícios do cigarro.


As turmas do Maternal I também assistiram a um teatrinho só que de fantoches, todos reunidos no solário da creche. 


As crianças adoraram este dia e saíram repetindo o que aprenderam para seus papais e mamães.